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BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

O curso foi concebido com a intenção de proporcionar ao egresso uma formação plural completa, tanto no aspecto técnico-cientifico quanto no humanístico, formando um profissional qualificado tecnicamente e contribuindo para um ser humano mais completo e ciente de suas responsabilidades em relação a sociedade.

A concepção do curso teve como princípios básicos, os seguintes direcionamentos:
– O compromisso da faculdade com os interesses coletivos, visando uma sociedade mais justa, fraterna e sustentável;
– A indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão;
– O entendimento do processo de ensino-aprendizagem como multidirecional e interativo;
– A importância do professor como elemento facilitador do processo ensino/aprendizagem e basilar na aplicação de novas tecnologias;
– e respeito a individualidade de cada aluno.

No curso de Fisioterapia, procura-se adequar o projeto pedagógico à necessidade de administrar e aplicar os conhecimentos técnico-científicos e sociais, para o desenvolvimento de atividades e atribuições necessárias à formação do fisioterapeuta.

Por meio do curso de Fisioterapia, oportuniza-se a formação de profissionais criativos e independentes que compreendam e traduzam as necessidades de seus clientes, capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanísticas, em atendimento às demandas sociais.

Portanto, investe-se numa formação de qualidade baseada na instrumentalização técnica e acadêmica. Para isso, procura-se desenvolver a criatividade e a criticidade de acordo como os aspectos tecnológico, cultural e científico, uma vez que todos são componentes fundamentais e estão interligados nas diferentes etapas que caracterizam e constituem a graduação.

Nesse sentido, busca-se o equilíbrio entre as diferentes áreas de conhecimento, que compõem a formação do fisioterapeuta, envolvendo todas as disciplinas determinadas na matriz curricular.
O curso de Fisioterapia da FACESF propõe uma formação individualizada à medida que, cada aluno terá atribuições profissionais diferentes dependendo das disciplinas que escolherem para cursar nas Atividades Complementares e as disciplinas eletivas, bem como, atribuições profissionais oferecidas pela atuação no estágio supervisionado.

Os estágios não-obrigatórios terão dinâmica de realização regida pelas mesmas normas elaboradas e postas no projeto pedagógico. Neste sentido, foram e estão sendo viabilizadas pela coordenação do curso de Fisioterapia parcerias com Secretarias, instituições públicas e privadas, empresas, hospitais, instituições de longa permanência e creches, para realização dos estágios em suas modalidades.
Esta concepção do curso, permitindo complementar e diversificar os fatores que envolvem o ensino e a profissão do fisioterapeuta. Porém, para que isto aconteça é necessário inovar e promover a integração da teoria e da prática de ensino, da pesquisa e da extensão, envolvendo o Projeto Pedagógico do Curso e o Planejamento Desenvolvimento Institucional.

Tendo em vista os princípios propostos para o projeto de Fisioterapia da FACESF, busca-se uma aproximação com um modelo de currículo integrado. Esta busca deve-se à necessidade sentida de redução da fragmentação existente no currículo disciplinar, e no preparo do estudante para lidar com a complexidade das situações de saúde. O currículo proposto contribuirá para a motivação dos acadêmicos, resultando na participação ativa dos mesmos, tanto no processo ensino-aprendizagem, como nos espaços de atuação na instituição e na sociedade.

O currículo é organizado por unidades que se articulam em torno de eixos de intervenção na realidade de saúde, conceitos e fazeres que assegurem o desenvolvimento das competências esperadas para o profissional de fisioterapeuta. A organização didática e pedagógica se caracteriza por atividades interdisciplinares e estará pautada em estratégias pedagógicas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. A inter e transdisciplinaridade proposta neste projeto não rompe com as fronteiras disciplinares, pois não se deve abandonar, como mencionam Benevides e Passos (2000), o movimento criador de cada disciplina, mas sim de construir interseções, agenciar, interferir, criar alianças possíveis entre os campos disciplinares. Assim, a identidade das diferentes será mantida, buscando estabelecer uma intercomunicação e uma cooperação, provocando intercâmbios reais, enriquecimento e modificações mútuas (RAMOS, 2001). Portanto, cada unidade será constituída como um conjunto de componentes curriculares com conteúdos de práticas afins, para desenvolver no estudante a capacidade de enfrentar situações e acontecimentos próprios do campo profissional do fisioterapeuta com iniciativa, responsabilidade e capacidade para interagir com outros atores, mobilizando saberes, habilidades e valores para a ação.

PROFª  MYLENNA TAVARES DA SILVA SOUZA

Coordenadora do Curso