All for Joomla All for Webmasters

--

O Município de Belém do São Francisco é considerado, historicamente, de vocação educacional, destacando-se no sertão nordestino como pólo irradiador de ações educativas, tendo à frente a bandeira vanguardista da Sociedade Amigos da Instrução de Jatinã – SAIJ.


A SAIJ foi fundada em 1948 por um grupo de belemitas que alimentava a idéia de que o saber era (e é) a mais alta conquista do gênero humano e que somente a educação seria promotora do desenvolvimento cultural e socioeconômico dessa região nordestina. Assim, no seu primeiro Estatuto, a SAIJ elegeu como finalidade maior: “apoiar ou executar programas, projetos, acordos e convênios de natureza educacional, cultural ou desportiva, destinados a todas as classes sociais do município”.

Na qualidade de entidade mantenedora, a SAIJ fundou, em 1951, a Escola Normal N. Sra do Patrocínio, visando à formação de professores para eliminar ou minimizar o analfabetismo da região, criando novas escolas e melhorando a qualidade do ensino. A seguir, criou o Ginásio Menino Deus, oportunizando aos sertanejos e barranqueiros do submédio São Francisco a conclusão do curso ginasial em Belém do São Francisco.

Por essa época, no interior de Pernambuco, apenas Petrolina (sertão), distante 250 km de Belém e Pesqueira (agreste), 270 km ofereciam cursos de nível médio. A população estudantil em Belém do São Francisco, advinda de vários estados nordestinos, aumentou consideravelmente. E para atender a essa demanda, a SAIJ criou dois internatos: um feminino e outro masculino.

O tempo foi passando e advieram novos cursos mantidos pela SAIJ: Magistério (com o curso Normal Rural), Pedagógico, Científico e Contabilidade. Porém, era preciso democratizar mais o conhecimento. Era preciso vencer as barreiras culturais entre a gente sertaneja e a elite do saber universitário metropolitano.

Mais uma vez, a SAIJ se fez colaboradora desse novo projeto educacional, doando 8.000 (oito mil) livros para a biblioteca dessa nova escola. Assim, em 1976, a Prefeitura Municipal criou a Autarquia Belemita de Cultura, Desportos e Educação - ABCDE - mantenedora do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF com os cursos de licenciatura em Letras, Matemática, História e Geografia. A SAIJ abraçou a causa e cedeu, gratuitamente, durante 20 anos, suas instalações para o funcionamento dessa Faculdade de formação de professores. Foi, sem dúvida, uma grande conquista para os sertões de Pernambuco, da Bahia e para algumas regiões do Ceará e de Alagoas. São, pois, 32 anos de CESVASF, formando professores para a promoção do desenvolvimento e da transformação da realidade educacional desta região do semi-árido nordestino.

Essa realidade educacional de Belém do São Francisco contribuiu de modo fundamental para a melhoria da educação pública e privada da região, ao viabilizar a formação de grandes contingentes de professores, assegurando uma melhor qualidade do ensino básico.

A SAIJ passa, então, a vislumbrar novos horizontes educativos. Desta feita, volta-se para outros campos do conhecimento humano, uma vez que a população permanece carente de opções para a formação profissional em nível superior. E, com o mesmo idealismo, a mesma garra e o mesmo espírito vanguardista, a SAIJ impõe hoje a bandeira da Faculdade de Ciências Exatas e Humanas do Sertão do São Francisco - FACESF, desejando oferecer como primeiro curso, Direito, para atender a grande demanda regional de profissionais da área jurídica, qualificados e aptos a enfrentar concursos públicos – Magistratura, Ministério e outros – ou a seguir a atividade de advocacia.

Após 04 (quatro) anos de grande “batalha”, com rigorosas avaliações do MEC e da OAB, finalmente, a Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – FACESF - obteve credenciamento através da Portaria Ministerial nº 664 de 08/07/2007 e, posteriormente, a autorização para funcionamento do curso de Direito pela Portaria Ministerial nº 652, de 09 de julho de 2007, publicada no Diário Oficial da União em 10 de julho de 2007.

Estava, assim, concretizada mais uma etapa do projeto desse grupo de abnegados belemitas, que faz da educação e do desenvolvimento regional e local o seu maior ideal. A SAIJ continua abrindo novos caminhos.

 Bibliotecas virtuais:

 

   FACESF link: 

  twite youtube
 

   Credenciado:

  fies prouni

FACESF

 A FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO é uma instituição de ensino superior privada, mantida pela SOCIEDADE AMIGOS DA INSTRUÇÃO DE JATINÃ-SAIJ, sociedade civil de direito privado, com fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Belém do São Francisco, Estado de Pernambuco.

CONTATO

Endereço: Rua Cel Trapiá, 201 - Centro - CEP: 56440.000 - Belém do São Francisco/PE

Telefone : (87) 3876 .1460